Cada vez mais importante no mundo da moda, os termos Moda Ética, Moda Consciente e Moda Sustentável parecem possuir a mesma ideia, mas o debate em torno de cada um é extremamente específico e para termos o questionamento correto sobre esses temas, é preciso antes de mais nada entender esses termos.
Moda Ética
É atentar-se a toda a produção que deve garantir condições dignas e seguras de trabalho em toda sua etapa, da lavoura as oficinas de costura. No âmbito internacional denomina-se como Fair Trade (Comércio Justo) que funciona como uma parceria comercial, com transparência e respeito buscando a equidade e contribuindo para o desenvolvimento sustentável através de melhores condições de troca e garantia dos direitos para produtores e trabalhadores.
Vejo como uma produção em que toda a cadeia – da lavoura do algodão à costura e etc – opera em condições justas de trabalho – condições dignas e seguras nas oficinas e lavouras, por exemplo, remunerações justas, livres de qualquer tipo de exploração de mão de obra. Comércio justo – Fair Trade.
Bruna Miranda – Membro do Fashion Revolution e idealizadora do Review – Slow Lifestyle
Moda Consciente
Consiste em você procurar ser consciente em todas as ações, analisando a produção, sua maneira de consumo e pós-consumo. Sendo assim, a moda consciente é uma construção pessoal em que você aprenderá a consumir cada vez com mais consciencia.
Moda Sustentável
Por mais que moda e sustentabilidade pareçam ser tão ambíguos entre si, quando você junta os dois significa que você questiona a ponto de acreditar que existem sim maneiras de consumir moda sendo sustentável.
Para mim a moda é sustentável quando ela se sustenta ao servir para várias pessoas com o passar do tempo e o seu final ser a transformação. É o contrário da moda descartável, é a valorização de peças de qualidade que poderão passar por várias pessoas de diferentes formas, seja de geração à geração, brechós, biblioteca de roupas ou eventos de trocas porque essas roupas estarão tão bonitas quanto a primeira vez em que foram usadas por terem feito parte de um processo sustentável.
O foco recai em questões ambientais, como roupas feitas com tecidos ecológicos – como o algodão orgânico, por exemplo – e outras possibilidades sustentáveis, como o reuso, peças feitas com reaproveitamento de materiais, dentre outras. Apesar de que os aspectos sociais, econômicos e até culturais também fazem parte de um processo sustentável.
Bruna Miranda – Membro do Fashion Revolution e idealizadora do Review – Slow Lifestyle
Fontes
MEA, Luciana Della; A Moda que parece e a Moda que é sustentável – Autossustentável
MIRANDA, Bruna; Membro do Fashion Revolution e Embaixadora Brasileira em Slow Lifestyle – Fundadora do Review Slow Lifestyle
SEBRAE; O que é Fair Trade? – Sebrae
Imagens: Reprodução
6 Comentários
Bem legal saber essas informações! Bem interessante!
Super fofu seu blog, Bjuus
Obrigada Rafa,
Beijos
Acompanhe nossas redes sociais também! IG @entendademoda SNAP entendademoda
Olá pessoal!
Visitei o vosso site e parabenizo pela brilhante apresentação.
Aproveito e faço um convite para visitarem também o nosso site.
Estamos lançando um incrível produto que acaba com os cabelos brancos.
Trata-se de um excelente cosmético que por sua eficiência a cada dia
Conquista novos admiradores.
Esperamos a sua visita:
http://www.amazoniaprodutos.com.br
Vou dar uma olhadinha sim, obrigada!!!
Beijos
Grande artigo.