Reprodução do Guia feito em parceria com a Nicole Calazans – postado originalmente no seu instagram @nicolecalazans
2021 está logo aí e depois de um ano difícil que nos fez olhar pra dentro, uns para os outros e principalmente para o mundo em que vivemos, resolvi trazer um conteúdo renovador para você.
E entre alguns aprendizados e novos hábitos que eu adquiri e quero levar para esse novo ano que se inicia, em parceria com a Patrícia Zanella, amiga, vegana e ativista, separamos 8 novos hábitos sustentáveis e o melhor, ACESSÍVEIS, para você começar a praticar em 2021 e melhorar não só a sua vida como também ajudar a natureza e melhorar o futuro!
Segue o fio aí para conhecer perfis sustentáveis com hábitos muito bons, e ainda algumas dicas bônus! ✨
Bucha Vegetal
Uma mudança de hábito que eu pretendo já adquirir é a mudança da bucha tradicional (sintética) para a vegetal, pois além de não arranhar a louça (sim, apesar da sua textura ela não faz isso, acredita?), ela é biodegradável e ainda pode ser compostável e virar adubo!
E mais! Na hora do banho e daquela skin care, ela promove uma esfoliação natural e hidratação a peles mais secas.
Ver essa foto no Instagram
Disco de Crochê ou Ecopad
Puxando ainda o fio sobre skin care, um novo hábito que eu quero iniciar e indicar a vocês para substituir o uso do algodão descartável e lenços demaquilantes, são os discos de crochê pra a remoção da maquiagem e limpeza da pele, deixando assim de gerar resíduo!
Ver essa foto no Instagram
FOTO
Shampoonete
Esse com certeza é um hábito que vai ser um pouco difícil de introduzir no dia a dia por causa da transição capilar, mas eu irei tentar sim!
O shampoonete é uma opção natural e sustentável na hora do banho já que não possui uma embalagem de plástico sendo biodegradável e ainda reduz o consumo pois tem a função de shampoo e sabonete!
A @conectanatural que eu já apresentei aqui para vocês e é a minha marca queridinha de produtos naturais, traz duas opções de shampoonete que vale a pena você clicar na publicação e conferir!
Ver essa foto no Instagram
Ecobag
Esse já é um hábito que eu pratico há um tempo sempre que posso e consigo, a substituição das sacolas plásticas por sacolas #ecobag .
Como a @familiasemlixo traz nesse post, uma das maiores causas da poluição plástica são as sacolas, e com uma ecobag ou até então outros materiais como caixa de papelão, sacola de tecido e etc, você pode fazer e levar suas compras de mercado sem prejudicar o meio ambiente!
Ah, e pra quem dá a desculpa que usa as sacolinhas para lixo, abre o post e confere a solução pra esse problema!
DICA BÔNUS: a Patrícia Zanella ainda me deu a dica de não pedir a segunda via da nota fiscal pois ela é tóxica e não reciclável!
Ver essa foto no Instagram
FEIRA LIXO ZERO
E para complementar a dica anterior, trago esse IGTV que a Juliana Kono do perfil @familiasemlixo que traz conteúdos sobre sustentabilidade, minimalismo e #lixozero, fez com várias dicas e novos hábitos para uma ida à feira mais sustentável e consciente!
Ver essa foto no Instagram
Saquinhos de Tecidos
Se você assim como eu, na hora de fazer as suas compras no mercado, ainda que com a ecobag, alimentos como frutas, verduras e grãos você ainda os colocava em saquinhos plásticos para pesar e sentia o peso na consciência e uma leve confusão de como poderia mudar também essa atitude, a solução está aí: saquinhos de tecido para esses alimentos!
E de quebra um hábito bônus é as compras em a granel, que além de ajudar o meio ambiente, você evita o desperdício pois compra exatamente a quantia que precisa e levando o seu próprio recipiente, também economiza!
Reutilize Potes de Vidro
Esse é mais um hábito que eu acredito que a maioria já faça pois vemos e aprendemos desde cedo com nossos pais, avós, tios e parentes mais velhos: a reutilização de potes de vidro como os de geléia, palmitos e por aí vai, para armazenar grãos, frutas secas e etc…
Lavando bem ele chega a ficar novinho e sem cheiro, e você pode até os levar para fazer as suas compras a granel como citado na fica anterior!
Ver essa foto no Instagram
Kit de Talheres Reutilizáveis
Esse hábito aqui eu ainda preciso melhorar e adaptar melhor, mas já é um que iniciei há uns 3 anos sem tanto pensar na questão sustentável e mais porque minha rotina era totalmente doida!
Por na época estar sempre comendo na rua ou precisando fazer um lanchinho rápido, eu sempre andava com canudo e uma colher dentro da bolsa e além de higiênico eu fui percebendo que isso causava menos impacto no meio ambiente quando eu deixava de utilizar tantos talheres descartáveis assim.
Hoje além da colher e do canudo, adicionei o copo retrátil também e tenho adorado!
Ver essa foto no Instagram
Reduza Seu Armário
Mais uma dica de mudança de hábito da Patrícia Zanella e minha aqui também, com certeza é uma que eu vivo compartilhando aqui com vocês, e eu acredito que depois desse ano que tivemos, essa mudança fará mais sentido para muitos aqui, que é a redução de peças de roupa no seu guarda roupa!
A Patrícia é a criadora do perfil @entendademoda onde ela fala sobre uma moda mais slow, que é aquela que eu acredito e sempre defendo!
Além de consumir mais consciente, você pode selecionar as peças que menos usa e fazer um troca troca com as migas e economizar!
Perfeito, não?
Ver essa foto no Instagram
5 R’s da Sustentabilidade
E pra fechar essa infinidade de dicas e novos hábitos, vamos parar rapidinho para dar uma lida nesse conteúdo informativo incrível da Juliana do @familiasemlixo sobre 5 ações importantes da sustentabilidade?
Sabendo diferenciar e entender a importância de cada um, aos poucos você vai tendo mais noção do que você pode fazer para cada um deles e assim ajudar mais o meio ambiente e melhor o seu estilo de vida para um mais leve e consciente!
Ver essa foto no Instagram
Gostaram do Guia? Nos sigam no Instagram para acompanhar todo o conteúdo que criamos diariamente.