Conheça o tecido biodegradável feito de chá fermentado Moda Sustentável

A criação de tecidos em laboratórios é uma área que está sendo cada vez mais explorada e que trará mudanças ao mundo da moda se criarmos condições para que esses materiais diferenciados tenham espaço. O incentivo a pesquisa deve ser uma realidade para existirem mecanismos de desenvolvimento destas técnicas para que elas façam parte da nossa realidade o quanto antes for possível.

Hoje falaremos de um tecido que visualmente lembra couro que foi desenvolvido pela professora Young-A Lee na Universidade de Iowa, EUA. Lembrando que não iremos nos referir a este tecido como couro porque pela legislação brasileira é proibido o uso dos termos como “couro ecológico” ou qualquer tipo de nomenclatura com a palavra couro que não signifique o couro feito com pele de animal.

tecido-biodegradável-1

Fotos por Christopher Gannon

Segundo Young-A Lee “Se o nosso esforço experimental for bem sucedido, este tecido à base de celulose renovável pode ser um futuro alternativo onde mudamos para um sistema cradle-to-cradle*, ao invés de depender de materiais derivados de fontes insustentáveis.”.

*Cradle-to-cradle é uma expressão em inglês cunhada no livro C2C, publicado em 2002 pelo arquiteto americano William McDonough e pelo engenheiro químico alemão Michael Braungart. A expressão foi criada em contrapartida ao processo linear de extração, produção e descarte, contrapondo a ideia “do berço ao túmulo” e compartilhando a ideia de “berço a berço” que consiste num processo circular em que tudo que criarmos possa ser reutilizado para de fato conseguirmos ter uma produção circular que cause menos impacto.

tecido-biodegradavel-2

Como funciona a produção e qual a durabilidade do tecido? 

O tecido biodegradável leva cerca de três a quatro semanas, dependendo das condições de temperatura e ambiente, para crescer o material no laboratório. Atualemente, o foco da pesquisa é verificar se existe uma forma para reduzir o ciclo de crescimento para a produção em massa.

Sobre a sua durabilidade, foi constatado que umidade e temperaturas muito frias podem reduzir sua durabilidade. Porém a equipe de Lee se empenha em pensar formas para que os consumidores de fato queiram incentivar práticas sustentáveis, ou seja, a consciencia deve aumentar para que a sustentabilidade e os impactos sejam mais relevantes do que a durabilidade na hora de uma compra.

Este estudo de caso da Young-A Lee está públicado no primeiro livro que trata sobre este tipo de tecidos que é o Sustainable Fibres for Fashion Industry vol 1 e vol 2.

  

Caso você seja designer ou possuí algum interesse específico neste tipo de conhecimento técnico, no site da Universidade de Iowa tem os contatos da professora Young-A Lee , como seu e-mail.

couro

Aproveitando o gancho desta postagem, quero dizer que a necessidade de questionar o uso do couro é imensa e pretendo fazer esta discussão com mais profundidade em um post específico. Enquanto isso, deixo para vocês uma lista de conteúdo para quem tem interesse em conhecer melhor este assunto e não sabe por onde começar.

Documentários

India: The Toxic Price of Leather, by Sean Gallagher.  (9 minutes)

The dark side of Bangladesh’s leather trade by Aljazeera  (24 minutes)

What are your shoes stepping on? by DanWatch (5 minutes)

Artigos/Notícias
Para compreender a indústria do couro
Tendências Emergentes da Indústria do Couro , por Mariliz Gutteres – UFRGS

Major integrated Environmental System for Relocation of 540 Tanneries in Kolkata city – A Biggest Environmental Project of its kind in Asia – 28th WEDC Conference – Sustainable Environmental Sanitation and Water Services

Para questionar a “necessidade” de usar couro
BoF in Conversation with Stella McCartney  – via Business of Fashion

Couro ou sintético: O que levar em consideração antes de fazer sua escolha? – via Modefica

E se você estivesse comprando couro de cachorro? – via Insecta Shoes (por Modefica)

Como o couro está matando lentamente as pessoas que o produzem? – via Giz

E você? Conhecia tecidos biodegradáveis? Já questionou sua relação com o couro?
Vamos refletir juntos e pensar em como o mundo pode ser diferente!

Fontes
Sustainable Clothing – Iowa State University – News

This Biodegradable Leather is made from fermented tea – Fast Coexist

Tea Leather Iowa State University  – Ecouterre

This New Fake Leather is made from tea – Giz Modo

 


Fundadora do Entenda de Moda, estudante de Relações Internacionais, faz parte da ONG Ecosurf e mantém viva sua paixão e conhecimento sobre moda todos os dias, defendendo que moda e ativismo podem (e DEVEM!) caminhar juntos com muito estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *