Precisamos falar sobre Coletor Menstrual Consumo Consciente

Hoje vim compartilhar com vocês mais uma das minhas decisões deste ano para uma vida mais consciente: a troca do absorvente pelo coletor menstrual.

Desde o ano passado que os coletores menstruais começaram a entrar em evidência, eu fiquei com vontade de largar o absorvente comum e experimentá-los, por três motivos: 1. o absorvente normal para mim sempre foi desagradável, o cheiro me enjoava e sempre achei nojento o sangue em contato com a minha pele, 2. eu frequentemente ficava com alergia de absorventes normais, trocava a marca e nunca adiantava e 3. quando optava pelo absorvente interno sempre era tão desconfortável para tirar que eu me arrependia toda vez que usava. Já teve algum desses problemas? Então considere usar o coletor menstrual!

Mesmo com tudo isso, o receio falou mais alto por alguns meses e comecei de fato a usar o coletor menstrual somente em janeiro deste ano (2016) porque eu pensava que se nem absorvente interno conseguia usar, como ficaria com um “copinho” dentro de mim? Mas o começo do ano estava chegando e como queria que esse ano fosse de mudanças, decidi ir atrás do meu coletor e foi assim que eu adquiri o meu Holy Cup! porque entrei em contato com a marca e não sabia qual era o mais ideal para mim e eles deram toda a atenção que eu precisei para eu não ter dificuldades para experimentar o meu copinho. Felizmente eu li muito sobre o assunto e consegui usar meu coletor logo na primeira vez que menstruei após comprá-lo o que foi um alívio.

Então aqui vão algumas vantagens que eu senti ao começar a usar coletor: 1. poder dormir sem calcinha; 2. não sentir cheiro de sangue porque como o sangue não entra em contato com o ar, nada de odores; 3. usar roupas claras sem medo, aconselho fazerem isso somente após uns 5 meses que estiverem usando o coletor, por já saberem manuseá-lo de maneira que você tem certeza que não vai vazar; 4. poder usar roupas justas sem ter medo de marcar ♥; 5. conhecer melhor o meu corpo!

Por que o Coletor Menstrual é a alternativa mais sustentável?

Diferentemente dos absorventes tradicionais que são de grandes empresas que em sua maioria testam em animais, não é biodegradável, contém algodão na composição que é complicado de ser cultivado sem transgênicos e claramente não são recicláveis, além disso, sua decomposição nos aterros sanitários pode demorar até 100 anos quando falamos dos absorventes externos e os internos até um ano. Calcula-se que durante a vida de uma mulher ela usa cerca de 10 mil absorventes, seja ele interno ou externo, já o Coletor Menstrual dura de 5 a 10 anos, ele é vegano, hipoalergênico, antibacteriano e ecologicamente correto. 

coletor-menstrual-menstrual-cup-holy-cup

Sobre o meu Holy Cup!: O Holy Cup! é da Alemanha, seu material é elastômero termoplástico de grau hospitalar, testado pelos órgãos de segurança e saúde na Alemanha. Por isso eu tive tanta confiança em utilizá-lo e posso garantir após 8 meses de uso que não dá problema nenhum, eu nunca tive nenhuma alergia, pelo contrário, eu até mesmo esqueço que estou menstruada pelo conforto.

Tempo de adaptação: O uso do Coletor Menstrual é um autoconhecimento do próprio corpo, então ele necessita de um tempo de adaptação para você aprender a manuseá-lo, então você pode sofrer pequenos vazamentos por errar a posição de colocar o coletor, por isso, é importante testar diferentes dobras e maneiras de colocar seu coletor até você encontrar qual é a melhor para você. Para mim demorou três ciclos para saber direitinho como era melhor para mim, até porque meu ciclo é mais curto 4-6 dias.

Dúvidas? Vou estar respondendo todas no instagram e nos comentários do post, mas também sugiro que entrem no grupo Coletores Brasil no Facebook, lá tem todas as dicas que vemos e compartilhamos umas com as outras, e você pode postar suas dúvidas que sempre tem alguém para ajudar.

Onde comprar? Você pode comprar pelo próprio site da Holy Cup!.

Quer continuar lendo sobre Coletor Menstrual? A Lore, do Garotas Dizem, fez um post lindo com 10 motivos para usar coletor menstrual. A Marina, do Modefica, fez um post sobre como o coletor menstrual está mudando a vida de mulheres na África. E claro que também tem post da Cristal Muniz, fundadora do Um Ano Sem Lixo, sobre como substituir os absorventes pelo Coletor Menstrual. ♥

 

 

 

 


Fundadora do Entenda de Moda, estudante de Relações Internacionais, faz parte da ONG Ecosurf e mantém viva sua paixão e conhecimento sobre moda todos os dias, defendendo que moda e ativismo podem (e DEVEM!) caminhar juntos com muito estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *