O que a sua calça jeans tem a ver com a falta de água? Consumo Consciente

Considerando que vivemos num mundo onde mais de 2 bilhões de pessoas não tem acesso a água limpa, segura e saneamento básico, fica evidente o quão grave está a situação.

Para nós que vivemos no Brasil, é válido notar que paramos por conta da falta de água em São Paulo, mas esquecemos que tem regiões no país que vivem na seca há muitos anos. Então, qual a melhor maneira de saber quão grave está a situação? É percebendo o quão dependente da água é a indústria.  Sim, a indústria, por ser justo ela que detém o capital, mas que precisa lembrar que esse capital não será o suficiente se os recursos de esgotarem.

No ano passado, por exemplo, fomos bombardeados de notícias de fábricas procurando soluções para economizar água na produção, enquanto outras reduziram a quantidade da produção. E esses casos me fizeram refletir muito sobre as roupas que usamos, afinal, até que ponto o meu consumo estaria relacionado com a falta de água? Para responder essa pergunta, precisei compreender o termo “água virtual”.

jeans-entenda-de-moda

Água virtual é o termo criado em 1990 pelo cientista inglês John Anthony Allan para denominar o volume de água que é utilizado durante todo o processo de produção de algum produto/bem. É a água que nós não vemos, mas que nós consumimos indiretamente, uma vez que iremos consumir esses produtos que para existirem precisaram desta água.

O pior é que se levarmos em conta tudo que consumimos, desde comida até roupas, a quantidade de água virtual que gastamos chega a ser absurda, podendo passar fácil de 20 mil litros por dia, dependendo das roupas que você usa e da sua alimentação.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), 80% da água virtual utilizada está relacionada com o comércio de produtos agrícolas e o restante ao comércio de produtos industriais. Levando em consideração que o jeans é um produto industrial é nessa parte que nossas roupas começam a se encaixar no contexto da falta de água.

Você sabe quanto de água virtual é usada para a fabricação de uma calça jeans? Cerca de 11 mil litros que variam de acordo com a lavagem e seus meios de produção que são influenciados pelo clima e pelo solo, e isso, não sou eu que estou falando, você pode encontrar essas informações neste relatório da UNESCO. E não para por aí, um sapato de couro consome 8 mil litros de água e uma camiseta de algodão cerca de 3 mil litros.

Possuindo essas informações, devemos pensar em sugestões plausíveis para reduzir o consumo de água, o que nos leva ao principal deles que é ressaltar a necessidade da indústria possuir um desenvolvimento sustentável, criando um sistema reutilização hídrica, para que a água, nosso recurso essencial para sobrevivência, não continue se esgotando a cada dia.

Lembrando que já existem marcas com essa proposta de reaproveitamento da água ou redução da água na produção de jeans, como a G-Star Raw  e a brasileira Damyller.

Quer se informar mais sobre o assunto?
Separei algumas notícias e dados interessantes que vale a pena ler para refletir sobre o assunto:
Planeta Sustentável – A água que você não vê
Conceito de água virtual aumenta alerta sobre escassez
UNESCO – Good water, water to “eat”. What is virtual water?

Este post faz parte do Projeto BEDA – Blog Everyday in April ♥  


Fundadora do Entenda de Moda, estudante de Relações Internacionais, faz parte da ONG Ecosurf e mantém viva sua paixão e conhecimento sobre moda todos os dias, defendendo que moda e ativismo podem (e DEVEM!) caminhar juntos com muito estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *