A moda no século XIX História da Moda

A história da moda é incrível e é muito admirável, são diversos fatores que influenciaram para vestirmos o que vestimos atualmente.
Sempre quis falar sobre a história da moda, mas por ser um campo bem complexo e que precisa de muito conteúdo esperei até ter base o suficiente para fazer um post desse tipo. Vamos ao que interessa? A Moda no século XIX!
História  
A evolução no vestuário no século XIX – da Revolução Francesa à Belle Époque.
história-da-moda-entenda-de-moda-século-XIX
As roupas nessa época foram influenciadas pelo Neoclássico, após a Revolução Francesa em que as mulheres gostariam de abandonar os espartilhos, saiotes e saltos para adotar vestidos simples, porém essa mudança só acontece definitivamente no final do século.
história-da-moda-entenda-de-moda-século-XIX-01Ao longo do século XIX, a industrialização na produção de roupas e tecidos espalhou-se para outros cantos do mundo. A indústria têxtil ficou firmemente estabelecida nos Estados Unidos, França, Alemanha e no Japão.
história-da-moda-entenda-de-moda-século-XIX-02Aos poucos as roupas ocidentais foram substituídas pelas tradicionais. Mas algumas pessoas ainda preferiam usar roupas feitas por um artesão, quando podiam pagar. Outras pessoas, principalmente as que moravam em lugares isolados, continuaram a fabricar tecidos e roupas em casa.
história-da-moda-entenda-de-moda-século-XIX-02Nesse século as roupas passaram a ficar mais simples e leve.
Começou a ser usado camisas e saias  ( que deveriam serem usadas juntas) e logo se tornaram tendência entre as mulheres de classe trabalhadora.
As Peças da Época
história-da-moda-entenda-de-moda-século-XIX-02Durante o Dia
As mulheres usavam vestidos longos, daqueles que eram cheios de saias e geralmente tinham espartilhos durante o dia, chapéus (que só eram permitidos durante o dia).
história-da-moda-entenda-de-moda-século-XIX-02Durante a Noite
Os vestidos de noite tinham decotes e nos pés usavam botinhas ou sapatinhos. As mais pobres também usavam vestidos, porém de um tecido menos nobre e com poucos enfeites ou saias e botinhas. Jóias eram muito utilizadas e os cabelos deveriam estar no alto.
história-da-moda-entenda-de-moda-século-XIX-06historia-da-moda-do-seculo-XIX-entenda-de-modaEm casa
Dentro de casa, usava-se um robe originalmente concebido como “robe de chambre” que dispensava o uso de espartilhos.
historia-da-moda-do-seculo-XIX-entenda-de-modaCores e Tecidos
Os tecidos eram de fibras naturais como algodão, linho, lã, sedas. Mas já existiam variedades de tramas com os crepes, chamalotes, veludos, tafetás, cetins, cassas, gorgorões, etc.
Para eles 
historia-da-moda-do-seculo-XIX-entenda-de-modaA Moda masculina no século XIX era bem formal para nós. Os homens usavam um terno (que poderia ser de vários tecidos e cores, mediante a cada ocasião) que levava colete, golas que deveriam ser bem enfomad para que o colarinho ficasse sempre no alto, chapéus e bengalas que poderiam ser usados de dia. Durante a noite usavam casacos e podiam usar cartolas. Em casa era permitido usar o famoso robe de chambre.

Curiosidades
– Espartilhos foram usados até o final do século XIX.
– Calcinhas foram criadas na década de 1870.

Obs.: Esse post se originou de uma pesquisa informal, como pesquisei em muitos sites não sei a fonte de todos, então se vocês virem algo parecido em outro site pode comentar que coloco os créditos.

O que acharam do post? Gostam desse tipo de post?
Beijos


Fundadora do Entenda de Moda, estudante de Relações Internacionais, faz parte da ONG Ecosurf e mantém viva sua paixão e conhecimento sobre moda todos os dias, defendendo que moda e ativismo podem (e DEVEM!) caminhar juntos com muito estilo.

Observações

  1. Eduarda Candeia Diz: outubro 20, 2015 at 1:34 pm

    Nossa, amo a moda do século xix. Quem dera as mulheres de hoje se vestissem assim!

  2. Às vezes acho que nasci no século errado…

  3. Naquele tempo sim, as pessoas se vestiam como gente. Hoje, as pessoas, nem na moda, andam mais. Cada um se veste de um jeito, com cada mulambo feio… E ainda, se tiver alguma modinha, logo é passageira. Até que nas últimas décadas, como nos anos 80 e 90, as pessoas ainda se vestiam bem.

    Lembram daquelas calças coloridas??? Pois é, nos anos 80 e 90 era muito comum as pessoas usarem, na mais pura simplicidade. Só que atualmente, algumas bandas fizeram o favor de ridicularizarem as calças coloridas: restraste (restart) e sine. Agora pronto, acabou-se tudo. Não existe nem mais moda.

  4. Bárbara Monique Diz: fevereiro 20, 2016 at 6:45 pm

    Amei, me ajudou bastante seu site para um trabalho da faculdade !

  5. Super demais, minha querida. Beijinhos!

  6. Eu gostaria muito de ter vivido nessa época, as vestes me fascina,um tempo que nunca mais há de voltar,mas que podemos viver através desses cortes maravilhosos.

  7. Érica Natália Diz: setembro 12, 2016 at 1:00 am

    Acho que nasci no século errado.
    Adoro roupas antigas, a moda antigamente era uma coisa muito elegante e sofisticada… Queria que hoje em dia as pessoas se vestissem como antigamente, apesar de que algumas coisas eu mudaria mas a maioria eu deixaria como é mesmo ????
    No meu casamento com certeza eu vou querer casas com um vestido inspirado nessas epocas

  8. André Vinicius leite Teixeira de Souza Diz: novembro 23, 2016 at 3:20 pm

    O luxo do seculo 19 é Inesquecível,os penteados,as joias,os vestidos,os lindos detalhes de fitas,flores,frutas,os adornos e os homens sempre saiam com roupas que hoje nem em casamento se usa mais.Agora nos tempos modernos as mulheres usam calças resgadas,cabelos coloridos,piercing,algumas ate furam as orelhas.Como seria bom se a moda do seculo 19 voltasse a reinar.

  9. a moda em 1850, 1860 e 1870 eram lindos os vestidos, todos aqueles detalhes de rendas e uma leveza nos tecidos deixavam os vestidos muito elegantes muito bonito mesmo

  10. Good post! I read your blog often and you always post excellent content. I posted this article on Facebook and my followers like it. Thanks for writing this!

  11. Francisca Saldanha Diz: fevereiro 13, 2017 at 2:52 pm

    Gostei muito pois estou fazendo fazendo um estudo sobre moda antes e depois é me ajudou bastante

  12. There is certainly a great deal to learn about this
    subject. I love all of the points you made.

  13. Ola! Obrigado…Eu realmente aprendi muito.

  14. SuperSincera Diz: agosto 9, 2017 at 3:09 am

    Como assim gostaram dessa moda. Já imaginaram como era pra ir ao banheiro??? Tira os 15 metros de pano pra fazer xixi….quero ver quem acharia isso legal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *