A história da moda é incrível e é muito admirável, são diversos fatores que influenciaram para vestirmos o que vestimos atualmente.
Sempre quis falar sobre a história da moda, mas por ser um campo bem complexo e que precisa de muito conteúdo esperei até ter base o suficiente para fazer um post desse tipo. Vamos ao que interessa? A Moda no século XIX!
História
A evolução no vestuário no século XIX – da Revolução Francesa à Belle Époque.
As roupas nessa época foram influenciadas pelo Neoclássico, após a Revolução Francesa em que as mulheres gostariam de abandonar os espartilhos, saiotes e saltos para adotar vestidos simples, porém essa mudança só acontece definitivamente no final do século.
Ao longo do século XIX, a industrialização na produção de roupas e tecidos espalhou-se para outros cantos do mundo. A indústria têxtil ficou firmemente estabelecida nos Estados Unidos, França, Alemanha e no Japão.
Aos poucos as roupas ocidentais foram substituídas pelas tradicionais. Mas algumas pessoas ainda preferiam usar roupas feitas por um artesão, quando podiam pagar. Outras pessoas, principalmente as que moravam em lugares isolados, continuaram a fabricar tecidos e roupas em casa.
Nesse século as roupas passaram a ficar mais simples e leve.
Começou a ser usado camisas e saias ( que deveriam serem usadas juntas) e logo se tornaram tendência entre as mulheres de classe trabalhadora.
As Peças da Época
Durante o Dia
As mulheres usavam vestidos longos, daqueles que eram cheios de saias e geralmente tinham espartilhos durante o dia, chapéus (que só eram permitidos durante o dia).
Durante a Noite
Os vestidos de noite tinham decotes e nos pés usavam botinhas ou sapatinhos. As mais pobres também usavam vestidos, porém de um tecido menos nobre e com poucos enfeites ou saias e botinhas. Jóias eram muito utilizadas e os cabelos deveriam estar no alto.
Em casa
Dentro de casa, usava-se um robe originalmente concebido como “robe de chambre” que dispensava o uso de espartilhos.
Cores e Tecidos
Os tecidos eram de fibras naturais como algodão, linho, lã, sedas. Mas já existiam variedades de tramas com os crepes, chamalotes, veludos, tafetás, cetins, cassas, gorgorões, etc.
Para eles
A Moda masculina no século XIX era bem formal para nós. Os homens usavam um terno (que poderia ser de vários tecidos e cores, mediante a cada ocasião) que levava colete, golas que deveriam ser bem enfomad para que o colarinho ficasse sempre no alto, chapéus e bengalas que poderiam ser usados de dia. Durante a noite usavam casacos e podiam usar cartolas. Em casa era permitido usar o famoso robe de chambre.
Curiosidades
– Espartilhos foram usados até o final do século XIX.
– Calcinhas foram criadas na década de 1870.
Obs.: Esse post se originou de uma pesquisa informal, como pesquisei em muitos sites não sei a fonte de todos, então se vocês virem algo parecido em outro site pode comentar que coloco os créditos.
O que acharam do post? Gostam desse tipo de post?
Beijos
Nossa, amo a moda do século xix. Quem dera as mulheres de hoje se vestissem assim!
eu uso este tipo de roupa
e elas aquecem a nós cerca de 20 graus
Às vezes acho que nasci no século errado…
kkkk Sinto a mesma coisa Raquel…
Naquele tempo sim, as pessoas se vestiam como gente. Hoje, as pessoas, nem na moda, andam mais. Cada um se veste de um jeito, com cada mulambo feio… E ainda, se tiver alguma modinha, logo é passageira. Até que nas últimas décadas, como nos anos 80 e 90, as pessoas ainda se vestiam bem.
Lembram daquelas calças coloridas??? Pois é, nos anos 80 e 90 era muito comum as pessoas usarem, na mais pura simplicidade. Só que atualmente, algumas bandas fizeram o favor de ridicularizarem as calças coloridas: restraste (restart) e sine. Agora pronto, acabou-se tudo. Não existe nem mais moda.
Amei, me ajudou bastante seu site para um trabalho da faculdade !
Concordo com você me ajudou no trabalho do 3 ano
Super demais, minha querida. Beijinhos!
Eu gostaria muito de ter vivido nessa época, as vestes me fascina,um tempo que nunca mais há de voltar,mas que podemos viver através desses cortes maravilhosos.
Acho que nasci no século errado.
Adoro roupas antigas, a moda antigamente era uma coisa muito elegante e sofisticada… Queria que hoje em dia as pessoas se vestissem como antigamente, apesar de que algumas coisas eu mudaria mas a maioria eu deixaria como é mesmo ????
No meu casamento com certeza eu vou querer casas com um vestido inspirado nessas epocas
Concordo com vc, acho que nós mulheres, ficamos mais bonitas quando estamos mais vestidas
O luxo do seculo 19 é Inesquecível,os penteados,as joias,os vestidos,os lindos detalhes de fitas,flores,frutas,os adornos e os homens sempre saiam com roupas que hoje nem em casamento se usa mais.Agora nos tempos modernos as mulheres usam calças resgadas,cabelos coloridos,piercing,algumas ate furam as orelhas.Como seria bom se a moda do seculo 19 voltasse a reinar.
a moda em 1850, 1860 e 1870 eram lindos os vestidos, todos aqueles detalhes de rendas e uma leveza nos tecidos deixavam os vestidos muito elegantes muito bonito mesmo
Good post! I read your blog often and you always post excellent content. I posted this article on Facebook and my followers like it. Thanks for writing this!
Gostei muito pois estou fazendo fazendo um estudo sobre moda antes e depois é me ajudou bastante
There is certainly a great deal to learn about this
subject. I love all of the points you made.
Ola! Obrigado…Eu realmente aprendi muito.
Como assim gostaram dessa moda. Já imaginaram como era pra ir ao banheiro??? Tira os 15 metros de pano pra fazer xixi….quero ver quem acharia isso legal
Antigamente eu achava que também tinha nascido na época errada, porque sempre achei a moda do século XIX maravilhosa.
Porém, hoje em dia, como faço faculdade de moda, vejo que a medida em que as roupas dessa época eram lindas e luxuosas a mulher sofria pra caramba.
Roupas que comprometem a mobilidade, desconfortáveis, pesadas. Imagina vc passar o dia todo com um espartilho te apertando?
Sem poder ir ao banheiro, porque são metros e metros de tecidos, e a crinolina ( amarcao de aço usada para dar volume as saias) que atrapalha todo o processo.
É linda? Com certeza.
Mas em questão de conforto, essas roupas são uma tortura.